A injeção anticoncepcional tem a mesma função da pílula contraceptiva, a diferença é que você não precisa se lembrar de tomar a pílula todos os dias.
Algumas injeções devem ser aplicadas uma vez no mês e outras a cada três meses. Estas de três meses, a mulher não menstrua neste período.
A grande procura do anticoncepcional injetável é porque as maiorias das mulheres esquecem de tomar o comprimido no dia ou na hora certa, e com isto compromete a eficiência do contraceptivo, outra razão da escolha da injeção, é para aquelas mulheres que não podem usar a pílula por orientação do seu médico.
A mulher que esta amamentando pode usar tranquilamente a injeção contraceptiva, ela diminui o risco de doenças inflamatórias pélvicas e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos combatendo a anemia.
O lado ruim é que os injetáveis, em algumas mulheres causam irregularidades no ciclo menstrual, e quando decidir engravidar pode demorar alguns meses para conseguir, mesmo se tiver parado de usar a injeção com antecedência.
Para algumas mulheres o uso da injeção de anticoncepcional, pode aumentar o ganho de peso, pois como a carga de hormônios é muito grande, pode ajudar a aumentar seu apetite, e a consequência é o ganho de peso. Então se escolher este método contraceptivo, cuide bem da sua alimentação.
O anticoncepcional também pode causar dores de estômago, de cabeça e retenção de líquidos, mas depende muito de cada pessoa.

Mas meninas não vão esquecer que injeção contraceptiva evita a gravidez, por isto não deixe de usar camisinha para evitar DSTs.