É um método anticoncepcional, muito seguro, sua eficácia pode chegar a 99%, mas é claro que você não poderá esquecer de tomar a pílula.
A pílula para poder fazer o efeito desejado, tem que ser tomada nos dias e nas horas certas.

Qual é o efeito colateral da pílula?
Para isto podemos contar com dois hormônios, estrógeno e a progesterona.
São estes elementos que ajudam a inibir o crescimento dos óvulos, se não houver ovulação não teremos fecundação e assim iremos evitar a gravidez.

Para utilizar, antes é preciso procurar um especialista.
Sabemos que sempre tem aquela que acha que pílula é tudo igual, não é bem assim. Primeiro agende uma consulta com seu ginecologista, apenas você e ele é quem saberão qual o melhor para seu organismo, e seu ciclo.
Cada pílula foi desenvolvida para organismos diferente, então não se iluda achando que a pílula da sua amiga serve para você, pode dar algo errado.

Depois da escolha da pílula, o médico, vai te passar as coordenadas de como usar. O uso é quase sempre o mesmo, começando a tomar no inicio da menstruação, geralmente são 21 comprimidos, após tomar toda a cartela, você tem que dar uma pausa de 7 dias, é nestes dias que deve começar teu ciclo menstrual novamente, após os 7 dias, recomece uma nova cartela.
Para não esquecer de tomar o anticoncepcional, escolha um horário que tenha menos coisas a fazer e deixe sempre a sua cartela em um lugar de fácil acesso por você, assim vai evitar esquecimentos.
A pílula anticoncepcional é muito usada também em tratamentos de ovários policísticos, cólica menstrual, tensão pré-menstrual.
Existem vários outros tipos de métodos contraceptivos, tipo: Vasectomia, Diu, Ligadura de Trompas, Essure, Camisinha, Tabelinha, Diafragma, Implante, Pílula do dia seguinte, Adesivo contraceptivo, etc.
E como já dissemos, procure seu ginecologista para saber qual é o melhor para você.
E vale não esquecer que pílula e os demais contraceptivos, servem apenas para evitar a gravidez, não deixe de usar camisinha para evitar DST, já que esta cada vez mais comuns nos dias de hoje.