As unhas também revelam como anda a nossa saúde, unhas fracas e quebradiças pode ser um sinal de desequilíbrio na alimentação, ou cuidados a mais a fim de fortalecer as unhas.
A primeira dica para manter as unhas é cuidar da alimentação, uma alimentação á base de proteínas e sais minerais, além de todas as vitaminas encontradas nas verduras, frutas e legumes. A ingestão de vitaminas do complexo B também fortalece as unhas.

As substâncias encontradas nos alimentos são essenciais para a manutenção e fortalecimento das unhas, por exemplo, a deficiência de vitamina a,deixa as unhas com aspecto esbranquiçado, a deficiência de zinco deixa as unhas com aspecto acinzentadas ,as cutículas secas e  grossas.
Se com todos os cuidados com alimentação as unhas continuarem fracas, procure um médico muitas vezes o enfraquecimento das unhas está ligado á anemia, estresse ou ainda disfunções hormonais.
Uma forma de observar a saúde das unhas é notar o tempo em que o esmalte dura nas unhas.
Uma dica para fortalecer as unhas é sempre lavar as louças com luvas, mantenha as mãos sempre secas após os serviços domésticos.

Usar esmaltes que não contêm ingredientes corrosivos ou que não cause alergia, procure ler o conteúdo da composição, pesquisa na net sobre a marca, se houve alguma reclamação.
Um bom esmalte protege as unhas ou mesmo o uso de bases, existem no mercado bases fortalecedoras que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído (este é produto que é bom evitar é derivado do Metano) e derivados de quinino.

Lixar sempre as unhas e cortá-las para crescerem mais fortes. O ideal é que as unhas fiquem sem esmaltes pelo menos um ou dois dias por semana para não haver ressecamento.
As unhas também podem ser hidratadas com cremes especiais como exemplo o creme á base de uréia, os dermatologistas também recomendam a diminuição do corte de cutículas, pois as cutículas têm a função de proteger as unhas.
Com todas essas dicas as unhas estarão fortes e  preparadas para receber os esmaltes das cores da moda.