Para cabelos extremamente secos e sem vida, a solução pode ser uma receita caseira, os produtos caseiros não agridem os fios, além de poder usar o que já tem em casa.
As dicas são soltar o cabelo,quando os cabelos permanecem muito tempo presos, podem ocorrer quebras nos fios, lave sempre com água abundante morna ou fria. E depois use esta máscara de abacate.
Depois desses cuidados prepare uma solução caseira á base de abacate e mel, da seguinte maneira:
Os ingredientes são:
Uma metade de abacate maduro – pequeno ou grande, dependendo do tamanho do seu cabelo
Uma colher (de sopa) de mel – se necessário acrescente proporcionalmente
Uma xícara de leite integral -
Uma colher de azeite de oliva puro ou até mesmo óleo de girassol
Para preparar basta bater no liquidificador e depois aplicar sobre o couro cabeludo, massageando do couro cabeludo até as pontas, durante uns 20 minutos, em seguida com uma toca térmica deixe durante 30 minutos.

A principal característica dos cabelos secos são as pontas duplas, apresentam pouca oleosidade sobre os fios, são difíceis de manter penteados. Por serem frágeis, os cabelos secos tendem a se tornar quebradiços, o que deve aumentar os cuidados, principalmente quando o cabelo está em contato com o clima de inverno, sol, piscina, maresia, poluição, são fatores que contribuem para o aspecto sem vida dos cabelos.

Estudos indicam que até situações de estresse ligadas ao dia a dia ou traumas fazem com que os cabelos se tornem extremamente frágil e quebradiço.
As dicas para um bom tratamento capilar é entender o tipo de cabelo, usar as receitas caseiras certas e os produtos indicados, o brilho e vida dos cabelos é um sinal de que a saúde vai bem e esses atributos são mais frequentes se a pessoa ingerir muito líquido, fizer uma alimentação saudável.
Mesmo que os cabelos estejam bem danificados, o segredo é simples: Hidrate sempre, não descuide da hidratação dos cabelos secos.
Com todos esses cuidados, os cabelos voltam a ter força, brilho e vida.