Os cabelos cacheados normalmente são mais difíceis de fazer hidratação, isso acontece pelo fato de serem enrolados da raiz até as pontas, dificultando a passagem da oleosidade natural fazendo com que os fios fiquem sem brilho, arrepiados e mais quebradiços. Alguns métodos são adotados para driblar esse problema sem gastar muito como, por exemplo, a hidratação caseira, mas é importante que seja feita com os produtos certos e da maneira adequada.
Aqui daremos dicas de como fazer seu cabelo hidratado e com os cachos bem definidos.


Hidratação térmica:

Para cabelos com as pontas ressecadas, sem brilhos e fio arrepiados é mais indicada uma hidratação profunda e intensa como a feita com toca térmica ou uma toalha quente que pode facilitar a absorção dos produtos pelo fio. Para esse tipo de hidratação devem ser usados produtos enriquecidos com ativos que atuam na regeneração da estrutura do cabelo. Vitamina A, sódio, silicones e ácidos graxos são ingredientes indispensáveis.
As vantagens desse método é a garantia de um tratamento intensivo que deixará os cachos mais macios e brilhantes. Porém, você precisa de um tempinho para se dedicar á ela, tendo que deixar a máscara agir por 20 minutos.

Como fazer: Após lavar o cabelo com o xampu e tirando levemente a umidade, separe o cabelo em 4 partes e aplique a mascara hidratante em cada uma delas separadamente. Mas cuidado, não abuse da quantidade de mascara, pois o cabelo poderá ficar oleoso demais. Enrole o cabelo em uma touca térmica, papel alumínio ou toalha quente e deixe o produto agir por 20 minutos.
Essa hidratação deve ser feito mensalmente para cabelos sem química, já os tingidos, devem receber á cada 2 semanas.

Hidratação á seco:

Indicada para cabelos com pontas duplas que perdem umidade muito fácil. Os produtos que podem ser usados são os que possuem tratamento sem enxague, os chamados leave-in. Eles possem varias formas, em spray, liquido ou creme que forma uma proteção em volta dos fios impedindo a evaporação da umidade e também fecha a cutícula do fio. Além disso, reduz o volume, inibe o aparecimento de pontas duplas e hidrata os fios, mas com o exagero no uso poderá ficar com o cabelo oleoso e grudento.

Como fazer: Após os cabelos devidamente lavados como de costume (com o uso de condicionador) e secos, passe o leave-in em pouca quantidade, mas não se esqueça de não passar na raiz. Amasse os cachos com as mãos para defini-los.

Hidratação com os cabelos molhados:

Para fazer uma manutenção nos cabelos que não estão muito danificados, faça uma hidratação na hora do banho mesmo. A agua morna pode ajudar na penetração dos nutrientes das máscaras. O processo é rápido e você já nota a diferença logo que termina o banho. Mas não é indicado para cabelos com muita oleosidade, pois pode intensificar a presença do óleo.

Como fazer: Lave o cabelo como de costume e aplique pequenas quantidades da máscara hidratante. Massageie bem, da raiz ate as pontas e espere alguns minutos. Enxague bem e não deixe resíduos dos produtos, pois a ação pode ser contrária da esperada. Faça a hidratação uma vez por semana.