Esta cada vez mais comum o uso da cirurgia Bariátrica. Ela muitas vezes é o sonho de alguns pacientes, pois precisam dela para poder retomar suas vidas por estarem fora do peso ou obeso (a). Mas é preciso ter muito cuidado no pós-operatório, se trata de um processo com riscos a saúde.

O recomendado é que após a cirurgia bariátrica, o paciente tenha a orientação de um nutricionista, ele é quem vai controlar e equilibrar sua alimentação. Ele vai ensinar selecionar alimentos nutritivos que se adéqüem a sua necessidade, pois vai precisar perder peso e não ficar desnutrido.

A quantidade de alimento muda totalmente, a mudança é grande. Na primeira etapa Você vai se adaptar com seu novo estômago. A alimentação é liquida durante duas semanas, ou de acordo com seu organismo.
Após a alimentação liquida ela passa para a pastosa, tipo papinhas, a alimentação será desta forma por pelo menos mais duas semanas.

Com um mês de cirurgia o paciente já esta preparado para começar com alimentos mais consistentes, esta fase é importante na mastigação, pois deverá mastigar bastante para deixá-los mais fáceis de engolir.

Chegando ao terceiro mês, o paciente deve revisar e aperfeiçoar, pois a consistência do alimento se modifica até chegar à fase satisfatória. Você deve saber escolher o alimento, pois a quantidade ainda é muito pequena.

No quarto mês, estará bem adaptado, já chegando ao fim das restrições à consistência do alimento. Neste mês já diminui o acompanhamento médico, ele deve acontecer periodicamente, avaliando a perda de peso e algumas carências nutricionais.
As consultas com o cirurgião e nutricionista serão para aprimorar e compreender a manutenção da cirurgia.

Esta é uma operação que requer restrições em sua indicação, não é para fins estéticos.
A obesidade mais simples, que é classificada como grau 1, Estas tem outras formas de serem tratadas, como reeducação alimentar, exercícios, dietas e medicamentos.

A obesidade de grau 2 é para aqueles pacientes que apresentam IMC a partir de 40, cerca de 45kg acima do peso.
Para uma boa satisfação, é preciso que o paciente cumpra os fatores pós cirúrgicos, seja acompanhado por um profissional para aprender as mudanças agora de sua nova vida. pois a cirurgia bariátrica não funciona sozinha.
Tendo empenho e confiança o resultado é satisfatório.

Conforme a foto as funções de alimentos:

Item 01 – Função reguladora e minerais

Item 02 – Função de fornecer proteína e ômega 3

Item 03 – Função de fornecer minerais e fibras

Item 04 – Funcção reguladora

Item 05 – Função reguladora

Item 06 – Função Energética

Item 07 – Função Energética