Na beleza e na moda, uma regra essencial é a combinação de cores, por isso muitos especialistas alertam sobre tonalidade de cabelos e cor da pele.

Segundo os cabeleireiros para as peles claras tudo combina: uma tonalidade de cor bem escura, suave ou radiante num loiro platinado.

Para as combinações de tonalidade cor da pele e cabelos, outro fator é idade, biótipo.

De acordo com a idade devem-se evitar tons muito escuros, combinando mais com adolescentes que devem optar por marrom ou preto bem escuro. E os tons claros como marrom, vermelho, castanho claro, ressalta melhor a tonalidade de pele nas pessoas com mais idade.

Com peles morenas é melhor a combinação fios  dos cabelos com cores intermediárias, fazendo a “balaiagem” com marrom, castanho claro, dourado, vermelho.

As de pele negra devem optar por cores com tons mais quentes como acobreados, marrom, acaju, ou marrom dourado, mas o muito escuro também não é indicado, somente para as mais jovens. O importante não é restringir cores, mas realçar a beleza, por isso as dicas dos especialistas são valiosas, sem contrastar com o visual e aparência da pessoa.
As nipônicas devem escolher tons escuros que combinam com a força e brilho dos seus cabelos, como marrom, cobre preto, castanhos.