É fato que cores mais claras e iluminadas nos cabelos faz uma diferença e tanto no rosto, mas existem várias dúvidas sobre como decidir qual a melhor técnica para mudar seu cabelo, pois existem inúmeras de fazer isso e aqui falaremos de algumas delas.
Muitas técnicas de coloração e descoloração são feitos todos os dias em todos os salões do mundo, mas qual delas será o mais adequado pra você e para o seu cabelo? Mechas, luzes, reflexos e balaiagem, podem parecer todas as mesmas coisas, mas existem diferenças cruciais que mudando tudo na hora do resultado.

Mecha: Como o próprio nome diz, essa técnica consiste no clareamento feito por mechas com maior quantidade de fios, fazendo com que fique mais larga. São mais fáceis e combinar com qualquer tipo de cabelo, do mais claro ao mais escuro só tem que tomar cuidado com a escolha da cor.

Luzes: Clareamento de mechas finas em todo o cabelo, também pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, contando que a cor escolhida esteja de acordo com o cabelo e a pele.

Balaiagem: É a descoloração feita com mechas finas apenas na parte do superior da cabeça com tom sobre tom. É mais indicada para pessoas que estão começando a fazer clareamento e não querem uma mudança muito aparente.

Reflexo: Mechas finas puxadas pelas toucas, indicada para cabelos bem mais claros para não manchar.
Como escolher a cor ideal?
· Mulheres morenas com pele bronzeada fiquem bem em tons de vermelhos alaranjados ou luzes douradas.
· Louras com pele muito claras podem usar tons de loiro acinzentado ou ligeiramente esverdeado.
· Morenas de pele clara podem usar castanho escuro, louro acinzentado ou vermelho acaju.
· Mulatas ficam ótimas com tons de castanhos ou louro dourado.
Mas qualquer mudança de cor, seja ela do escuro pro claro ou vice e versa exige muitos cuidados, como a proteção da cor, a hidratação dos fios e produtos próprios para cabelos tingidos.