A balaiagem é uma técnica nova, que é bem parecida com reflexos e mechas, mas não é tão fino quanto o reflexo e nem tão grossa quanto as mechas, fica no meio termo. Essa técnica consiste nas mechas feitas na parte superior do cabelo em tom sobre tom, dando mais vida e luminosidade ao cabelo.

É mais indicada para as mulheres que querem uma mudança gradativa na cor, sem ousar muito, pois pode intercalar 2 á 3 cores mais parecidas com o tom natural dos fios.
É um processo manual feito com pente próprio e uma espécie de placa para a aplicação do produto sem manchar os que não serão tingidos. Porém, os cabelos longos devem ser feitos com papel.
Ultimamente, tem sido muito comum às mechas apenas na parte superior da cabeça e o resto do cabelo na cor natural dando um contraste iluminador.
Balaiagem nas Morenas. Cuidado!
Normalmente as morenas procuram cores mais claras, mas que não dão muito contraste com a cor da pele, por isso a balaiagem deve ser feita com cuidado, para que não ocorra o risco de arrependimento e também evita do cabelo ficar com aspecto poroso e sem vida, por causa da descoloração radical.
E claro, é sempre bom que seja feita por um profissional, pois em muitos salões e dependendo do tipo de de cabelo é feito a decapagem antes de fazer a coloração e mexer com descolorante e tintura pode ser perigoso tanto pra saúde capilar quando para a parte estética, pois pode acontecer da coloração não dar certo e não combinar com o cabelo e a pele da cliente.

Procure conversar com a sua cabelereira para deixar você mais segura, antes de começar a fazer.