Massagem, uma técnica muito antiga que ganhou fama em torno do século XX como terapia. Com capacidade de trazer muitos benefícios à saúde, inclusive de minimizar dores do tipo reumáticas, lombalgia e fibromialgia e problemas musculares nas costas, controla a ansiedade, acaba com a depressão e insônia e até mesmo outras enfermidades comportamental.

A massagem auxilia muito no combate ao estresse, reduzindo de forma significante os sintomas causados pelo dia a dia. Além disso, receber uma massagem ajuda e muito na circulação periférica, em situações de edema, inchaços e intestino preso recuperando o ritmo intestinal. Os benefícios da massagem não proporcionam apenas melhoria e bem-estar á saúde, mas traz relaxamento, maior disposição e ativando ondas cerebrais.

Há alguns tipos de massagem como a facial, Bambu terapia, Aroma terapêutica, Watsu, Shitsu e as com pedras quentes.
Seu efeito é sentido em qualquer faixa etária de diferentes formas, no caso das crianças, melhoram o crescimento e pessoas com problemas de imunidade, disfunções pulmonares no caso de asmas e abaixa o nível de glicose nos diabetes. Para cada melhoria existe um tipo diferente de massagens.
Existem três situações principais e suas indicações, para solucionar até problemas do dia a dia.
1- Massagem & Aroma terapia: A pessoa fica exposta ao aroma do alecrim, aumentando a concentração e a atenção e expostos ao aroma da lavanda aumentaram o nível de seu relaxamento.
2- Diabéticos: pesquisas realizadas em crianças diabéticas, após sessões de massagens, o nível de glicose diminuiu, voltando para sua normalidade.
3- Fumantes: massageando as mãos ou os lóbulos da orelha todas as vezes que sentir vontade de fumar. Se tiver paciência o resultado esperado é a redução no número de cigarros.

4- Massagem com pedras quentes.
Outras situações que a massagem ajuda, são para minimiza estresse de recém-nascidos, comportamento de crianças agressivas e desinteressadas na escola, para dores nas costas, pais-bebê: são pais que realizam massagens em seus bebês, terapia sexual para casais e pós-queimadura.
Outros segredos mais sobre este universo que e a técnica de massagens, acesse: www.saude.ig.com.br